quinta-feira, 30 de abril de 2015

Uma Atividade na Escolinha

Para começarmos as comemorações do Dia do Celíaco - 16 de Maio. Vamos fazer o que é importante ... divulgar, falar e voltar a falar!
Para os pais com filhos celíacos, porque não fazer uma atividade na salinha deles?

Foi o que fiz no ano passado, seis meses depois do diagnóstico da minha miúda, fiz e adorei e quem me ajudou foram as minhas duas filhas. Se vissem o brilho no olhar delas, super orgulhosas, foi muito bom!

Pensei muito em como abordaria o tema numa sala com meninos de três, quatro e cinco anos. Como professora pensei logo que poderia ensinar quais os alimentos com glúten e sem glúten de uma forma simples - através de uma história - e depois faria um jogo e no fim, uma surpresa!
Aproveitei o que me tinham oferecido pela Associação Portuguesa dos Celíacos quando inscrevi a minha Sofia e usei o livro "Manhoso Senhor Glúten" - ótimo para explicar aos meninos o que é isto do glúten e como terão que lidar com esta nova forma de comer e aprender de uma forma lúdica.


Mas diz-lhe que "o senhor glúten é manhoso" e por vezes anda escondido.  A certa altura o menino começa a pensar nas várias "maravilhas" que têm glúten e ele adora: panquecas com mel, torradas com manteiga,  pãezinhos de leite e os bolinhos de chocolate da avó e ainda pizza, esparguete com almôndegas, croquetes! E o médico diz que "Sim, é verdade, o glúten está escondido em todas essas coisas!" (...)
Depois de ir para casa, desanimado, os pais põem "mãos à obra" e começam a pesquisar, como uns verdadeiros detectives. É aqui que eles dizem que a maioria da comida que comemos habitualmente é sem glúten tais como: fruta; carne, peixe, leite, ovos, legumes, arroz e batata, por exemplo. (...)

Enquanto a história era contada por mim, as minhas filhas iam mostrado as imagens das comidas - as imagens foram encontradas no google. A minha Leonor mostrou a comida com glúten e a minha Sofia mostrou sem glúten.
Vamos lá a adquirir o livro para contar a história toda!!

No fim, fizemos um jogo. Levei comida com glúten e sem glúten e coloquei em cima de uma mesa. Fiz em ponto pequeno a imagem "terrível" do glúten e o símbolo de sem glúten como este. Cada menino tinha que pegar no símbolo e ir colocá-lo perto do que ele achasse que fosse com glúten ou sem glúten e assim jogando aprende-se!




No fim deliciaram-se com um bolo de chocolate...sem glúten!!


 Experimentem! Dá trabalho mas compensa e foi muito importante para a minha Sofia!

3 comentários:

  1. Obrigada, obrigada. Que bela ideia.

    ResponderEliminar
  2. Grande iniciativa, parabéns!

    Não conhecia a história do Manhoso Senhor Glúten, parece ser um óptimo recurso.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado eu, pelos comentários. Quando recebi o livro, a minha filha adorou e pensei logo que poderia ser uma boa opção para uma atividade na escolinha dela.

    ResponderEliminar