sexta-feira, 17 de abril de 2015

A pequena diferença da minha Sofia

Em junho de 2014, seis meses depois do diagnóstico da doença celíaca na minha filha mais nova. Tive que desabafar depois de....

Quando na sexta aquela senhora me perguntou - É a sua filha que tem problemas? - foi como me tivessem dado um estalo. De imediato a minha vontade era ter dito - Você é que deve ter problemas! Mas como estava a ser recebida na casa de uma querida amiga para um almoço e esta era uma sua conhecida disse de imediato - A minha filha não tem problemas, tem apenas algumas restrições alimentares! 



Já queria colocar em palavras alguns sentimentos perante esta diferença da minha filha mas as palavras não saiam...Porque não queria ser demasiado lamechas relativamente a uma diferença pequena mas por vezes as outras pessoas fazem por fazer se notar essa diferença e não sabem disfarçar aquela olhar perante um "A minha filha não pode comer nada com glúten" ou " Não pode comer, faz lhe mal" ou depois de eu explicar o que ela tem alguém dizer " Isso é muito mau"...
Eu, com a minha calma, digo simplesmente - "Não é mau, é apenas uma restrição alimentar que pode ser um pouco mais difícil de gerir mas tudo se faz com força de vontade e organização".
Cá em casa a palavra doença não entra - embora tenha plena consciência que é uma doença crónica - é uma diferença, uma particularidade, que tem que ser seguida por um médico uma/duas vezes por ano sim mas nada que não se faça com esperança e amor.

Sempre tentei olhar para as outras diferenças da mesma forma, terá sido porque na adolescência tive/tenho uma amiga que tinha uma irmã mais velha que não fazia nada sozinha e pouco falava, era diferente. Mas sempre fui lá a casa e presenciei muito amor e uma forma de lidar de igual apenas com restrições, por vezes difíceis mas nada que não se fizesse. Esta convivência fez me olhar para as diferenças de outra forma.Agora é comigo que me fazem certos olhares e certas perguntas, aliás olham para ela, que ainda é pior.

Claro que me custa dizer que não pode comer o bolo de aniversário, estou sempre à espera que ela chore mas ela nunca deitou uma lágrima.

Se as coisas correram e correm bem deve se muito a ela própria e à forma como lidei com tudo isto. Depois do primeiro impacto só pensei que ela só precisa de fazer sempre a sua dieta para continuar a ser feliz e saudável e por isso apenas tenho que me esforçar mais e lidar com tudo com um sorriso na cara para que ela também o faça.
E naquele dia que ela chorar ou ficar irritada porque quer muito comer alguma coisa com glúten eu vou voltar a explicar lhe o que pode acontecer se o comer, com o coração apertadinho mas vou, com a determinação de uma mãe que só quer ensinar a sua filha a ser feliz com a sua pequena diferença.

Muito obrigado àqueles que fazem um esforço por olhar para a minha menina como ela realmente é  - muito feliz! - e por me ajudarem a fazer por notar-se menos essa mesma diferença, perguntando/fazendo por ter alimentos isentos de glúten em qualquer situação festiva.
Espero que a minha filha pense sempre na sua diferença apenas como uma característica que deve ser levada a sério e que faça com que ela seja determinada, organizada e que tenha os verdadeiros amigos ao seu lado, acima de tudo, que seja muito feliz! 

5 comentários:

  1. Não podemos dar importância a certas pessoas, pois são apenas ignorantes, mal-educadas ou insensíveis... Não merecem a nossa atenção...

    O que interessa é termos o apoio da nossa família e dos verdadeiros amigos! :)

    ResponderEliminar
  2. Normalmente não dou importância. Mas na altura não gostei de ouvir e acabou por desencadear algumas emoções que acabei por escrever.
    É isso mesmo só importa a família e os verdadeiros amigos!!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    com este pequeno texto conseguiu dizer tudo o que sinto, as pessoas realmente não conseguem perceber que é apenas uma restrição alimentar e nada mais, mas fácil para mim não tem sido e para a minha princesa M.M. de 9 anos muito menos, mas agora já me diz mãe as minhas colegas e até a professora gostam muito das minhas bolachas... Obrigada pelo desabafo <3

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Eu não sou celíaca mas sou alérgica ao trigo. Ao inicio, quando deixei de comer trigo (há 1 ano e 8 meses), também me custou imenso, adoro pão e pizzas e massas! custou-me principalmente porque tive dificuldade a jantar fora de casa. O que eu lhe tenho a dizer é que, ao início não é nada fácil, sim, tive muita vontade de chorar quando a minha familia encomendava pizzas deliciosas para jantar, ou quando comiam donuts e bolachas que eu adorava! mas a verdade é que cada vez me sinto menos tentada, é um hábito que se ganha e acabei por gostar da comida sem glúten. (Acho que já nem me lembro do sabor da comida antiga) Hoje posso-lhe dizer que me sinto mesmo bem, melhor que nunca porque andava sempre enjoada e com dores de estômago e agora sinto-me bem. Ao fim de muitas tentativas consegui fazer bolos perfeitos, pizzas perfeitas, quiches, pão de alho, tudo o que mais gosto! Dá o dobro do trabalho mas também o dobro da satisfação quando corre bem. Estou sempre a explicar às pessoas que não posso comer trigo e não me importo nada. As pessoas perguntam porque sentem curiosidade, porque vivem noutra realidade, porque nem imaginam o que é viver sem trigo, ignoram simplesmente que passam a vida a comê-lo. A sua filha não tem doença nenhuma, simplesmente precisa de comer coisas diferentes para o corpo funcionar bem! O que importa é que se sinta bem! Cada vez temos mais alternativas deliciosas ao glúten, a única coisa verdadeiramente má é que são bastante mais caras.
    Não desmotive, com o tempo tudo vai fazer sentido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Tem toda a razão! Este texto foi seis meses depois do diagnóstico e claro o misto de tantas emoções... Mas se ler bem o texto, eu digo mesmo isso, que ela não é doente mas que tem uma pequena diferença!! Agora já me habituei a olhares ou questões ou mesmo opiniões pois as outras pessoas vivem mesmo noutra realidade, como eu também vivia. Obrigado pela sua opinião! :)

      Eliminar