sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Educar e sensibilizar para diferença é a nossa função!!

Uma das minhas funções como mãe é estar presente também na escola sempre que possa...
.... mesmo quando temos vidas muito ocupadas temos que "perder" ("ganhar") um dia de trabalho para ir à escola e fazer uma atividade na sala dos nossos filhos . Vão ver que mesmo que não seja perfeito vai valer muito a pena!!! Os vossos filhos vão ficar muito orgulhosos!

Quando o vosso filho têm uma pequena diferença é ainda mais importante falar disso mesmo com abertura e à vontade para que seja assimilado exatamente dessa forma - falar disso sem constrangimentos e de uma forma saudável. Foi isso que fiz logo que a minha filha foi diagnosticada e passado uns meses, aproveitando o mês do celiaco fiz esta atividade na sala mista dela com meninos de 3, 4 e 5 anos e correu muito bem e foi muito recompensador tanto para mim como para ela. Voltei a fazê-lo mas quando entrou no primeiro ciclo já teria meninos novos cuja a palavra glúten seria totalmente desconhecida e voltei à escola no dia da alimentação e claro que já fiz uma apresentação diferente, primeiro porque uma parte dos colegas já a tinham visto como já eram mais crescidos e tinha agora toda a lógica fazer algo diferente e mais próprio para a sua idade.


Como passar a mensagem e não ser uma aula de "seca" :

Primeiro tem que ter um jogo, muitas imagens e claro põe os teus filhos a fazer tudo contigo - eles vão adorar e é muito bom pois eles sentem-se importantes e crias ainda mais laços com eles.
O meu ponto de partida foi a Roda dos Alimentos e usei um PowerPoint para me ajudar na apresentação.

UM: Expliquei de uma forma simples que a Sofia não podia comer glúten e que só assim podia viver de uma forma saudável. E onde estava o glúten: trigo, centeio e cevada.

DOIS: Aproveitei a Roda dos alimentos e em cada grupo mostrava imagens de alimentos para ser mais simples de identificarem e questionava:

Será que estes alimentos têm glúten?

A resposta vinha na forma de... fotos da minha filha (celíaca) a comer um alimento  (se podia) ou a fazer uma careta (senão podia comer)

( os miúdos achavam graça e ela adorou tirar as fotos)

TRÊS: Nesta altura é importante mostrar também algumas imagens familiares aos miúdos tais como: pizzas; bolos; bolachas e rissóis ( por exemplo)  para eles saberem que está por lá também escondido o "terrível" (para a minha Sofia) glúten! - é importante passar a mensagem que o glúten é apenas prejudicial para os celíacos , intolerantes ao gluten ou alérgicos e que eles podem comer mas ela não.

QUATRO: Apresentei um vídeo que fiz com as minhas miúdas na nossa cozinha em que explicava a contaminação cruzada de uma forma simples falando do porquê de na nossa cozinha existirem duas torradeiras e dois pacotes de manteiga sempre, por exemplo.



CINCO: Mostrei algumas fotos que tirei dos nossos produtos sem glúten, que substituímos cá em casa, as massas, as farinhas, as bolachas, etc... falando sempre do símbolo muito importante para nós!



SEIS: Finalmente vem a parte do jogo - a parte que eles mais gostam - e muito importante para saber se eles aprenderam mesmo o que estive a falar e brincarmos um pouco!


O que fiz foi colocar em cada diapositivo algumas imagens (também já inicialmente mostradas, para ajudar) e fotos de comida cá de casa.... cada um dos alunos tinha duas palhinhas que tinham na ponta colado um com o símbolo do sem gléten outro com o "terrível" glúten que já tinha usado nas aulas de outros anos  - vamos aproveitar o que já tínhamos feito ;) - e eles respondiam levantando uma ou outra palhinha - foi muito giro!!! - o engraçado mesmo no fim foi ter colocado uma foto de um pão caseiro feito por mim sem glúten assim como alguns bolos deliciosos feitos por mim e perguntar -

 E estas delicias, que me dizem, têm glúten?


E eles, claro, perderam e disseram que sim - no fim disse lhes que NÃO TINHAM GLÚTEN e mostrei uma foto de uma Sofia saudável e feliz na cozinha pois pode comer também comida deliciosa.


Atenção, o mais importante da aulinha é no fim comprovarem isto mesmo e levarem bolos deliciosos (eu levei os queques que ela adora) para os miúdos provarem e esta é  SÉTIMA e última etapa da aula!!

Desfrutem e divirtam-se!!


3 comentários: