quarta-feira, 30 de março de 2016

Comer fora de casa pode ser difícil...ou não?


Num destes dias num certo restaurante enquanto esperava pelo cozinheiro uma empregada "chegou-se à frente" e tanto me perguntou o que se passava que eu, um pouco relutante perguntei:

 "- Diga-me por favor TODOS os ingredientes que contêm este molho?"
 " - Azeite, sal, pimenta, sumo de lima!"
 " - Muito bem, está-me a dizer todos os ingredientes, certo?"
 " - Sim, são todos..." 
 " - Não tem farinha então?"
 " - Ah sim, tem farinha" 

Infelizmente já previa, mas como ela quis mostrar-se muito despachada e entendida, eu arrisquei... Entretanto chegou o cozinheiro que me esclareceu muito bem!

Torna-se ainda difícil não ficar irritada com estes diálogos.
Mas claro que já percebi o que devemos fazer para não termos situações destas. 

Vou tentar dar umas dicas para, naqueles casos não programados e de última hora (por vezes em família) do que faço:


 - Tentar escolher um restaurante o mais tipicamente português, de preferência com pratos mais simples (italianos ou outros em que a maioria das comidas baseiam-se em molhos e afins, eu simplesmente fujo);


 - Antes mesmo de nos sentarmos, vou falar com o cozinheiro sempre (ele é que é o grande responsável da cozinha; na grande maioria os empregados não sabem informar nem podem garantir nada);


 - Informo sempre em primeiro lugar que tenho uma filha celíaca, explicando exatamente que ela não pode ingerir nada com glúten e toda a informação relevante;


 - Pergunto pelo menu e vejo os pratos mais simples para a miúda - grelhados ou cozidos;  batata/arroz - questiono como são temperados peixe ou carne e como é feito o arroz ou batata;

 - Se os alimentos contêm algum produto industrializado ou se são alimentos ou especiarias naturais - é sempre importante - atenção que muitas vezes colocam caldos industrializados em alimentos como o arroz ou sopas;
 - Tentar ser o mais simpático possível (ter paciência e educá-los) e fazê-los entender que a alimentação da nossa filha é muito importante para a sua saúde;

Se perceberem que não são minimamente atentos ou preocupados com a nossa intolerância ou alergia - esqueçam, o melhor é nem tentarem!

Claro que o que é sempre com algum risco de contaminação que irei a um restaurante não certificado ou que tenha apenas tido informação de ser um restaurante mais credível mas estamos a falar de situações não programadas ou mesmo de última hora.

Na maioria das vezes vou com uma bela marmita como aqui ou verifico sempre os restaurantes certificados pela Associação Portuguesa de Celíacos aqui ou faço mesmo pesquisa ou procuro opiniões de outros celíacos residentes na zona ou com experiências positivas e que me recomendem.

Fica a minha experiência e opinião de uma mãe (resistente) de uma celíaca!
Sim, é verdade que é difícil comer fora de casa mas ... como sempre digo - viver a vida, SEMPRE!

 Dêem as vossas opiniões e experiências...é sempre importante partilhar!


Sem comentários:

Enviar um comentário