sexta-feira, 1 de abril de 2016

O mais vistoso que já fiz!!

A minha máquina de pão "foi-se" e por isso, pensei - Vamos lá voltar a experimentar na bimby e arriscar (com alguma segurança e experiência que tenho e claro alguma pesquisa), mas sim sem que alguém o tivesse testado antes seria sempre um risco!

Estarei a exagerar? Nada disso! Porque gasta-se muito dinheiro em alimentação sem glúten - é só lembrar que a farinha sem glúten para pão que mais uso (Mix Pan da Schar) custa somente cinco vezes mais que um farinha de trigo para pão, por exemplo...Mas este tema será para outra publicação.

Queria experimentar o pão saloio da Bimby com umas alterações, voltar a colocar farinha de trigo sarraceno e aplicar alguns truques e... voilá!


Receita de Pão Saloio do Livro Base da Bimby (com alterações) e com truques à mistura:

500 g de água
1 colher de sopa de azeite (aproxim. 15 ml)
10 g de fermento seco da Schar (uma saqueta)
350g de farinha Mix Pan da Schar
120 g de farinha Beicker (ou farinha preparada de panificação da Auchan)
30g de farinha de trigo sarraceno
1 colher de chá de sal (entre 10 a 20g conforme gosto pessoal)
1 colher de chá de psyllium husks em pó

0. Antes de tudo ligue o forno para uns 50º/60º para que aqueça um pouco para a fermentação.
1. Coloque no copo a água e o fermento e aqueça 2 min/37ºC/vel 2
2. Adicione o azeite, o sal, a farinha e o psyllium e amasse 2 min/ Espiga
3. Retire para uma forma de pão ( esta que usei comprei no IKEA - muito boa). Como a minha era de silicone não coloquei papel vegetal mas percebi que o devia ter feito, pois é mais fácil para retirar o pão. Por isso aconselho! Aliás deixem um pouco mais de papel vegetal para tapar o pão na totalidade ( ponto 8)
4. Toca a colocar no forno já desligado e tapar com um pano durante uns 40/50 minutos até dobrar o tamanho.
5. Retire do forno e ligue-o de novo para os 200ºC
6. Polvilhe o topo do pão com farinha (usei uma farinha de arroz da Ceifeira) e com o que me restava de sementes de sésamo.
7. Borrifei-o com água para a códea ficar mais espessa e coloquei um tabuleiro com água também dentro do forno para o pão ficar mais húmido e se conservar por mais tempo.
8. Ainda o tapei com papel vegetal e finalmente coloquei-o no forno a 180/200ºC cerca de 30/40 minutos (conforme o forno).
9. Deixar arrefecer antes de retirar da forma (se tiver com papel vegetal penso que poderão retirar logo)

Pensei na experiência já tinha tido aqui e experimentei na bimby. Atenção esta farinha Beiker nunca mais vi à venda cá e foi uma amiga que me trouxe de Espanha mas se usarem a outra será igual ou se usarem apenas farinha Mix Pan também acredito que funcione. Usei algumas dicas que já conhecia e outras que se fala no livro e que acabou por funcionar muito bem. Normalmente coloco açúcar junto do fermento, pois ajuda mas, por lapso, esqueci-me e acabei por não colocar e não é que nem foi preciso! O pão ficou lindo como se vê e estava tão bom que nem tive tempo para fotografar e sim no dia seguinte estava melhor que outros pães... Por isso vou repetir!!

Se não tiverem a bimby façam com a mesma ordem mas aconselho com água morna e a colocar um pouco de açúcar e o resto é igual. Se quiserem mais ajuda a entender como funciona o pão sem glúten pode também espreitar aqui!

Desfrutem e divirtam-se!!

Partilhem as vossas experiências!


4 comentários:

  1. A navegar pela internet, e estando eu a iniciar recentemente um estilo de vida diferente:)

    Encontrei o teu blogue, sempre foi uma complicação encontrar receitas de pães sem gluten, mas depois de ver esta tua receita, que mais parece um pão normalissimo, e é claro!Apenas não tem Glúten:)

    Parabéns pelo blogue gostei muito e ficarei a seguir, se tiveres interesse vem conhecer o meu:)

    Beijinho grande

    Vanessa Silva

    http://prazeressaudaveis.inshape.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo teu feedback! Vou espreitar o teu, claro que sim!!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    O meu pão nunca leveda, não percebo e acho que vou desistir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desista! Diga me fez exatamente como está na receita? Mudou alguma coisa? A ordem? As farinhas? Qual foi o fermento que utilizou?

      Eliminar