sexta-feira, 29 de maio de 2015

Gajas Giras... como nós!!

Era assim na faculdade, nós (sim, vocês, as minhas amigas daqueles maravilhosos corredores da faculdade )  éramos as "gajas giras"! Há algum tempo que não usava esta frase, porque não se adequa ao meu estatuto de trintona ou de mãe de família,será?! .... tretas!!

 Foi só encontrar alguém tão bem disposta como eu e liberta de preconceitos que me saiu de novo naquela tarde - "amanhã levamos as duas sabrinas iguais, como gajas giras que somos!"
Quando vieste comigo àquela loja em "stock off" e te mostrei as sabrinas que tinha já comprado no dia anterior, pouco ou nada me espantou que tivesses gostado tanto como eu. Nunca conheci alguém tão parecida comigo de feitio - tu és uma conversadora nata mas sabes ouvir, és descontraída, divertida, amiga e com o auto estima elevado q. b. ,e outra "bela" otimista !!

Lá nos encontrámos de manhã e, vaidosas, mostrámos as nossas sabrinas novas!!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Queijada de leite com laranja... versão sem glúten!!





Uma das receitas de bolos/sobremesas que mais me espantaram pela facilidade, beleza e sabor foi esta receita trocando apenas a farinha de trigo por farinha sem glúten Doves Farm white self- raising.

Nós sem glúten #5

Ingredientes

2 ovos L
300g açucar
130 g farinha sem glúten (não coloquei fermento pois a farinha já o tem)
1 laranja grande (raspa e sumo)
50g margarina derretida
1/2 litro de leite
canela e açúcar em pó para polvilhar (opcional)
margarina q.b. para untar a tarteira


Unte muito bem uma tarteira média de fundo fixo ou se usar amovível forre-a toda com papel vegetal.
Bata todos os ingredientes e para evitar grumos, devido à farinha, pode usar uma liquidifadora ou uma varinha mágica.
Verta na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uma hora.
Deixe arrefecer antes de desenformar.
Se gostar, na hora de servir polvilhe com açúcar em pó e canela.

Mais fácil é impossível!


O que posso dizer é que é simplesmente DIVINAL! 
Até a minha filha mais difícil de agradar, disse - "parece um pastel de nata!"

Desfrutem e Divirtam-se!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Comemoração do Dia do Celíaco - Piquenique Sem Glúten

Desta vez eu conseguia ir e conhecer finalmente algumas das pessoas que tanto me ajudaram neste novo mundo, outras que agora partilho ideias, dicas e receitas e ainda outras que talvez não tivesse falado online mas que simplesmente estão no mesmo "barco". Ia comemorar o Dia do Celíaco com um piquenique sem glúten, evento este organizado pela administradora do grupo de facebook "Viva sem Glúten, Portugal" que posso dizer me ajudou imenso e faz um trabalho estupendo de informação e partilha no grupo.

Com pena minha não tive tempo para fazer mais e com o calor que se previa achei por bem fazer apenas uns pasteis de bacalhau, que são um sucesso cá em casa, e que me saem sempre bem. 

Levei fruta, batatas fritas, sumos e ainda um pão com chouriço (não me correu bem, como se nota na imagem, mas acontece) e ainda um bolo de fécula de batata, que é daqueles bolos "fofinhos", como a minha Sofia diz!

Posso dizer que foi muito agradável, não estava muito calor e as conversas acabaram por surgir com a ajuda também da miudagem... Estavam algumas famílias que tornou a experiência ainda mais gira para as minhas miúdas! 
Havia muita comida em cima das muitas mantas de piquenique, doces e salgados, tudo sem glúten, com a garantia de todos os presentes! Foi engraçado reconhecer alguns rostos e /ou ligar o nome e/ou alguma opinião a uma cara mais desconhecida. Para a próxima a Filipa  do blogue - A Rapariga do Blog ao Lado  não pode faltar, para trocar ideias, receitas e dicas!

Preciso de dizer que me ficou na memória um belo bolo de chocolate da Cátia e o "famoso" pão da Ana. Um pão sem glúten que mais parecia o pão alentejano daqui da padaria do lado, muito bom!! O desafio a mim mesma é conseguir aproximar-me do aspecto e do sabor. Lá chegarei e depois conto!  Vou, numa próxima vez, levar a comida nestes belos cestos de piquenique que adorei quando vi depois numa das minhas lojas favoritas - a Tiger!



 Acabo com as cruzadinhas sobre o tema "Sem Glúten"  que fizemos sob o "comando" da Ana e deixo uma das frases que lá estava para acertar e que concordo em absoluto:
 Não seja doente celíaco, seja apenas celíaco e viva saudável!

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ballet da minha (nossa) vida!



Do que me recordo bem da minha infância no colégio são das festas finais de ano, principalmente quando estava em cima do palco no espectáculo de ballet que tínhamos preparado uns meses antes.

Recordo-me dos nervos, da expectativa antes de entrar, dos preparativos, de estar vestida e maquilhada como uma bailarina "de verdade". Para mim era a cereja no cimo do bolo - a festa de final de ano, comigo no palco a dançar ballet.
Depois de sair do colégio, fui para a escola pública tive que continuar o ballet mas num ginásio. Nunca mais foi a mesma coisa....desmotivei e passado um ano ou dois, já nem sei...desisti.
Acabei por voltar à dança... fiz aeróbica rítmica, dança jazz e depois andei num grupo de dança lá da escola. Chegada à faculdade, dançava muito por aí. Ela está sempre comigo....adoro dançar!!


Quando pensei em atividades extra curriculares para as minhas filhas, depois da ginástica, pensei no ballet, claro! Na escolinha delas não tem e por isso pensei que devia colocá-las num clube desportivo e não num ginásio qualquer. Tenho a maior sorte do mundo porque elas têm uma professora excelente que me parece saber muito bem o que faz e que se vê que se dedica muito à sua profissão e às suas alunas.

Os benefícios do ballet numa criança são muitos: melhora a coordenação motora; aumenta a concentração; ganham resistência corporal; aumenta a flexibilidade; melhora a postura; estimula o desenvolvimento intelectual; melhora o equilíbrio e ajuda com toda a certeza na auto estima, entre outras.

Foi num domingo destes que passou que tivemos mais um espétaculo de ballet, agora com as minhas duas filhas. Os preparativos, a expectativa e a felicidade de estar no palco foi de novo revivido, agora nos olhos delas!!

sábado, 16 de maio de 2015

Dia Internacional do Celíaco

Hoje é o dia dos celíacos!!
Cada vez mais se houve falar de comida sem glúten e da doença celíaca e ainda bem!!
Espreitem nas noticias, aqui!
Cá por casa também não nos esquecemos e vamos finalmente conhecer outras pessoas e /ou familías de celíacos para partilhar experiências frente a frente em vez de apenas via internet....

Um piquenique sem glúten!!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Pérola #2 O prato favorito voltou!

Passados perto de duas semanas depois do diagnóstico da minha filha, na altura com três anos, resolvi que era altura de experimentar esparguete sem glúten - um dos pratos favoritos dela sempre foi esparguete - e quando ela me perguntou pelo jantar, disse-lhe:
 - Sofia hoje o jantar vai ser esparguete!
 - Mãe, eu não posso comer massa - diz a Sofia para mim.
 Eu, fiquei completamente cheia de orgulho e dei-lhe uma alegria ao dizer-lhe:
 - Meu amor, existe esparguete sem glúten e é isso mesmo que vamos comer!
 Ela ficou super feliz e entusiasmada. O seu prato favorito ela afinal sempre podia comer.

Depois de algumas experiências descobrimos a massa favorita cá de casa - Milaneza!

Para quem nunca experimentou ou ainda não acertou... Dicas para a massa ficar perfeita:

 - Atenção ao facto da massa sem glúten se pegar com mais facilidade - um pouco de azeite e ir sempre mexendo;
 - Tem mais goma que a massa com glúten e por isso no fim da cozedura, passar por água quente e no fim, uma ultima passagem por água fria;
 - Dê um toque à sua massa envolvendo-a num preparado simples ou mais diversificado . a imaginação é sua!

Espreite um exemplo dado pela própria marca Milaneza




sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sempre... Otimista!!

Escrevi este texto a 20 de setembro de 2013...no meu mural. Estava desempregada e desabafei assim:

 "A pena é um sentimento que desprezo....Sei que não é por mal e às vezes as pessoas não conseguem evitar. Mas o facto de estar desempregada não é uma situação para essa pena...não tenham porque eu não estou triste. Estou sim ansiosa por começar e não paro de concorrer e enviar currículos e se não me quiserem numa escola, irei ajudar alunos de outra forma com toda a certeza. Ouçam, seria grave e triste se eu ou alguém que eu ame que não esteja bem de saúde, isso sim é preocupante, o resto é a NOSSA ATITUDE E FORMA DE ENCARAR A VIDA. SOU OTIMISTA POR NATUREZA. Por isso olhem para mim com a mesma alegria com que eu vivo!!!"

Sempre...Otimista!!   


 Não, não sou eu... Não sou assim tão gira nem tão nova. Mas a alegria é igual!!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bolo de laranja e canela com recheio de brigadeiro

As festas de aniversário podem ser desafiantes.
Em janeiro de 2014 , depois do diagnóstico, pensei...  - Ok, tenho seis meses para preparar uma festa de aniversário sem glúten. E dei graças a Deus ter tido tanto tempo para planear e testar receitas e ideias.
Foi a festa da Leonor, a mais velha, mas a minha ideia era que a Sofia pudesse comer de tudo um pouco sem se preocupar, principalmente, o bolo de aniversário da irmã.

Depois de muita pesquisa, pedidos de ajuda num grupo maravilhoso do facebook que é de grande partilha e entreajuda. Fiz este bolo que ficou giro e estava bom, segundo os presentes, claro! 


Nós sem glúten #4 

Bolo:
1 laranja + 1/2 laranja para sumo
300 gr  de açucar
5 ovos
300 gr de farinha SG ( usei a farinha Doves Farm Self Raising e não coloquei fermento pois já contem)
1 colher de café de fermento
40 ml de óleo
1 colher de café de canela

Recheio de Brigadeiro:
2 latas de leite condensado 
6 colheres de sopa de chocolate em pó (usei Nesquick, isento de glúten)

Pré aqueça o forno a 180ºC.

O primeiro a fazer é o recheio de brigadeiro para arrefecer bem. 
Colocar ao lume o leite condensado com o chocolate em pó, mexer até começar a engrossar.

Para o bolo, juntar a laranja triturada com casca - ou também pode ser o sumo de uma laranja e raspas da mesma - com o açúcar e mexer bem. Depois juntar os ovos e voltar a mexer bem. Acrescentar a farinha e fermento e mexer. Por fim o óleo e a canela. Colocar numa forma (uso de silicone) e vai ao forno por uns 30 a 35 minutos (conforme o forno).

Para ter um bolo de aniversário fiz dois bolos e para tornar o bolo mais saboroso e húmido usei o sumo da 1/2 laranja e reguei o bolo. Depois usei o recheio de brigadeiro.
Para finalizar coloquei as pintarolas da Lacasa (isentas de glúten) e à volta são os palitos de chocolate da Schar.


Desfrutem e divirtam-se!

domingo, 3 de maio de 2015

Dia da Mãe

Este dia é para todas as mães. Temos sempre mimos dos nossos filhos. Há uns dias atrás a minha filha mais velha fez me este desenho, e explicou-me:  "És tu mãe, a sorrir. Com a coroa de rainha na cabeça e isto aqui ao lado são notas musicais porque tu cantas connosco - As Poderosas" . Sorri e agradeci, achei depois que seria uma publicação gira e engraçado para o dia de hoje. 

Mas ela superou-se hoje de manhã....

Depois de me darem a prendinha de dia da mãe que o pai comprou,  de seguida a minha Leonor chamou-me e começou a cantar para mim:

" Mãe, obrigado pelo amor
  Eu te agradeço neste dia
  Todos os mimos que me dás
  Com ternura e .... alegria
  Hoje eu digo a toda a gente
  És o melhor que o mundo tem
  Quando me abraças, sou feliz
  Tu me amas, eu te amo
  Querida Mãe"

   Ela cantou de início ao fim sem se enganar, uma música que eu nunca tinha ouvido e que, segundo ela, aprendeu nas aulas de música e que, pelos vistos, guardou para o dia de hoje.
   Olhos nos olhos, enquanto ela cantava, e antes do final , as lágrimas caíam-me pela cara e  abraçámo-nos, ela chorava e eu só dizia - "Amor, a mãe está feliz, são lágrimas de felicidade!" e ela "Eu também, mãe. Eu também!"
    Nunca vou esquecer este momento....Obrigado minha linda, a mãe ama-te tanto!