domingo, 29 de janeiro de 2017

Brunch sem glúten II

Aquele bolo que todos deviam experimentar...sem excepção!!

A minha cunhada experimentou este bolo - com receita de uma amiga -  e, para além de vistoso, estava ótimo!!
Quem tem uma alimentação sem glúten, conhece bem o bolo, mas eu aconselho a todos a experimentar.

BOLO DE FÉCULA DE BATATA

180 g de açucar
100g de fécula de batata
raspa de 1 limão
6 ovos
1 c. chá de fermento em pó


Bater o açúcar com as gemas e a raspa de limão. 
Adicionar a fécula de batata e o fermento em pó.
Por fim bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior.
Levar ao forno 180 graus, 25 minutos, conforme o forno...


Este bolo é a base para o Bolo de Colchão de Noiva e para base de bolos de aniversário, como eu também já fiz.... Ah já agora, obrigado de novo Sílvia!


Para o lanche eu não podia deixar de voltar a fazer aquele que é um pitéu para mim e que aprendi a fazer num workshop vegetariano maravilhoso de uma amiga...


BOLINHOS DE FALAFEL

1 kg de grão de bico cozido 
3 tomates maduros picados
1 chávena de farinha SG (de aveia ou de arroz, etc)
1/2 chávena de pão ralado SG (piquei restos de pão sem glúten)
1/2 chávena de linhaça moída ( opção vegetariana )
1 chalota
3 dentes de alho bem picados
2 cenouras (picadas ou raladas)
sumo de 1 limão
salsa, coentros e manjericão q.b

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Na bimby ( ou noutro processador de alimentos)
 pique o grão  - vel 6; de 10 a 25 segundos conforme queira mais ou menos grosso, experimente...eu prefiro mais grosso ou seja menos picado.
Retire e reserve.
Coloque o alho, os tomates, a chalota, as cenouras, o sumo de limão e as ervas aromáticas na bimby e pique  até  ficarem bem combinados. ( fiz um pouco a "olho" fui espreitando como queria)
Retirar a mistura e juntar ao grão já reservado.
Agora vá misturando tudo o resto aos poucos e vá moldando com as mãos. As quantidades de farinha e/ou pão ralado podem variar conforme vá moldando e obtendo a consistência que pretende e por isso vá colocando mesmo aos poucos.
Quando já estiver com a consistência que pretende vá moldando com as mãos para fazer bolinhos de falafel. 
Colocar num tabuleiro já forrado com papel vegetal e vai ao forno  180ºC, 10 a 15 minutos cada lado (conforme queira mais ou menos tostado - eu prefiro menos tostado, como se pode ver).




Experimentem estes bolinhos com maionese....eu devoro!!

Divirtam-se e desfrutem!!


Sem comentários:

Enviar um comentário