sábado, 7 de novembro de 2015

5º Aniversário da minha Sofia!

Cá por estes dias a azáfama de uma mãe com o aniversário da sua filha deve se viver em muitas casas. A única diferença é que os bolos são todos feitos por mim, o que já há duas anos se tornou um hábito e por isso os últimos três dias foram passados na cozinha.

Para não voltar a repetir o bolo do costume (que me dá segurança, pois sai sempre bem e todos gostam) pensei em experimentar o bolo de uma amiga minha que arriscou e na festa da sua filha (melhor amiga da minha Sofia) fez um bolo com a "minha " farinha para que a minha Sofia se sentisse igual a todos os outros.
É importante agradecer do fundo do coração este mimo desta minha amiga recente mas uma grande amiga que já fez muito por mim e que está sempre a olhar para os outros - sim, Filipa, tu és uma grande Mulher e uma grande Mãe! Muito obrigado!!

3 foram os bolos que fiz  - um para a escolinha (de cenoura - será numa próxima publicação - versão bimby), outro para a familía e o último para os amigos - Experimentei esta receita primeiro para a família e depois repeti para a festa dos amigos.
Posso dizer que experimentei com natas e manteiga de soja pois uma das convidadas é intolerante à lactose e, claro fiz questão, e fiz um bolo sem glúten e sem lactose!

É este mesmo que vou vos dar a receita e vão ver, fica incrivelmente fofinho e delicioso!!

Claro que aproveitei e usei a bimby, adaptando e improvisando.

Ingredientes

Para o bolo:

400 g de farinha Doves Farm Self Rising
320 g de açucar
150 g manteiga (de soja)
8 ovos
1/2 colher de chá de fermento em pó
corantes

Para o recheio:
200g de açucar
5 dl de natas de soja bem frias

Separe as gemas das claras e bata as gemas com o açúcar .  (versão bimby - 6 minutos/37ºC/ velocidade 4 com borboleta)

Junte a manteiga derretida e depois a farinha com o fermento, aos poucos e batendo (versão bimby - 7 minutos ou mais até acabar de colocar os ingredientes/ velocidade 3.5 com borboleta/ sem copo medida para ir colocando a manteiga e a farinha)

À parte, bata as claras em castelo e incorpore na massa.

Depois, divida a massa em partes iguais - eu dividi em quatro partes - adicione cada corante a cada uma das taças e envolva com muito cuidado para não baixar as massas.

Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha - eu usei as minhas formas de silicone.

Coza as massas individualmente no forno a 180ºC cerca de 10 a 15 minutos e deixe arrefecer os bolos,

Numa tigela grande bata as natas com o açúcar até fazer um chantilly consistente. Percebi que estas natas são mais difíceis de ficarem consistentes e por isso nesta segunda vez já estava preparada em colocar a pasta de açúcar por cima. Depois vá construindo o bolo, camada a camada, colocando entre as camadas parte do chantilly. Depois barre todo o bolo com o restante chantilly e leve o bolo ao frio pelo menos uma hora.

Depois estendi pasta de açúcar rosa choque combinando com a bela minie que iria ser colocada por cima, conforme pediu a aniversariante. Foi outra amiga que me fez o favor de fazer a minie - que por sinal, estava espectacular!! Obrigado Paula, fez sucesso!



 Como qualquer mãe, faço todo o que estiver ao meu alcance para tornar este dia feliz - acho mesmo que consegui!! Tu mereces tudo minha linda!! Que vida te sorria sempre!

2 comentários:

  1. Parabéns aos pais e Sofia! Que formas usou? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ana! Usei formas de silicone de 24 cm de diâmetro. É isto que pretende saber?

    ResponderEliminar