terça-feira, 19 de abril de 2016

#2 O que fazer agora?

Depois do diagnóstico pusemos em prática algumas ideias para que a transição não fosse um choque para a minha Sofia (3 anos):

 - É importante não pensar que se vai conseguir aplicar logo (no imediato) uma dieta sem glúten, por isso demos um tempo a nós próprios -  3 semanas até conseguirmos uma dieta integralmente isenta de glúten.

 - Apostar na informação e garantir a obtenção de  alimentos substitutos - era muito importante não começar a privá-la logo dos alimentos mas sim substituí-los por outros sem glúten.
 Este ponto é muito importante para que a criança não se sinta descriminada em relação aos outros e que possa entender esta dieta não como uma restrição alimentar mas sim como uma mudança de hábitos com substituições.

 - Fiz o que todos os recentemente diagnosticados devem fazer - a sua inscrição na Associação Portuguesa de Celíacos e a consulta com a dietista da associaçao, que poderá ser mais informada que qualquer outra; vão sair de lá mais bem informados e com ideias para ajudar neste inicio de dieta sem glúten.  É-vos dado panfletos com toda a informação para começar a informar os familiares e a escola; questionem também ou estejam atentos ao site deles para fazer alguns workshops - eu, por exemplo,  fiz um para fazer pão que me ajudou imenso! Outra associação que poderá ser outra opção também é a Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares.

Quanto mais informado estiver, mais fácil será ajudar o seu filho.

 - A oferta do livro "O manhoso senhor gluten" pela A.P. C. foi uma bênção pois ajudou-me a explicar mais facilmente o que se passava com ela - a minha abordagem foi leve e sem dramas - " amor a tua barriguinha agora está doente e para ficares boa não podes comer alguns alimentos que têm glúten, que faz mal à tua barriga e não te deixa crescer", e contei-lhe a história do menino que conta no livro. Pode também aceder a livros disponíveis gratuitamente online - Sem_gluten_mas_com_alegria, Monica, O Presente de Lola; Gibi_acelfoz_celiacos. (Disponíveis nas pastas de documentação do grupo e na página da comunidade / educativa https://www.facebook.com/-vivasemglutenportugal).

 - Passo seguinte - procurar ajuda na internet - existem vários blogues e sites a ajudar neste caminho. Fundamental é um grupo no facebook - Viva sem gluten, Portugal. Como já referi noutras publicações, é uma mais valia para qualquer esclarecimento assim como as informações e/ou receitas. Utilize as pastas de documentação do Grupo com listagens de produtos sem glúten e outras ferramentas disponíveis online para efeito.

Por exemplo e neste ponto é importante que  consulte a pasta Criança & Escola que encontra nas pastas de documentação do grupo. Aí encontrará informação útil para si, para a criança e para os professores que a acompanharão.Desde informação geral sobre dieta isenta de glúten e gestão de contaminação cruzada na escola,listas de materiais escolares isentos de glúten, actividades, panfletos, livros sobre doença celíaca para adultos e crianças, “carta ao professor”, entre outros. Uma pasta com documentação pronta para entregar ao cuidador que não os pais ou ao professor.



Eterna Otimista  #2 Roteiro de uma Mãe

 Encare e transmita segurança e optimismo neste início de “nova vida”.

Visualize e descarregue o meu contributo na Newsletter da página Viva Sem Glúten - Fevereiro de 2016 , na rubrica Dicas da Mamã


                                 Ver o anterior : Eterna Otimista  #1 Roteiro de uma Mãe

Sem comentários:

Enviar um comentário