quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Promessa é promessa....

... E um arroz doce come-se quando nós quisermos, mesmo em pleno verão!

O facto de ter duas filhas - Leonor e Sofia -  em que uma delas é celíaca (Sofia) leva-nos algumas vezes a situações menos fáceis tais como - na praia quando ouvimos o "bolimmmmberlimmmm" e ela (Leonor)  pede-nos uma bola de berlim que pode comer sim embora a irmã não possa, a questão coloca-se: Terei o direito a privá-la também a ela à "deliciosa" bola de berlim na praia?
No nosso primeiro verão sem glúten evitei e não comemos mas este verão optei por um dia ou outro de não a privar - claro que mimo a minha Sofia com um bolo sem glúten ou umas bolachas e ela, como sempre, compreende, naquele que são os seus poucos quatro anos!!

Mas naquele dia de férias, foi difícil. No meio dos passeios acabámos por entrar num restaurante, depois de falarmos com o dono e cozinheira comemos um belo peixinho. Quando o empregado nos disse as sobremesas que haviam, um deles era um arroz doce - a minha Leonor disse logo, eu quero!! - na altura ainda pensei duas vezes e o meu marido disse - talvez ela possa comer um arroz doce - falamos com o senhor que nos disse o que tinha e entre todos os ingredientes naturalmente isentos de glúten existia um leite creme - "Mas é caseiro?" - Claro que não e quando vejo os ingredientes - TRIGO - nada feito!!


A minha linda Sofia, quando chegou o arroz doce da mana, chegou perto e cheirou e disse - "Ahhh cheira tão bem!" - Eu e o pai olhamos um para o outro e custou-nos horrores, quase vacilámos, e eu disse - "Sabes que não podes amor, tem glúten" -  e ela - "Eu sei mãe"


Ela não chorou, não esperneou e não pediu de novo - como sempre!! E eu cheguei-me a ela e disse-lhe - "Quando tivermos em casa a mãe faz te um arroz doce assim - maravilhoso! A mãe promete!!"

Estávamos de férias e depois de, logo de seguida, passarem uma semana com os avós, eu não me esqueci, claro! E ela também não!
Ligo para os meus pais no dia da viagem de regresso a casa e digo - "Hoje para sobremesa temos uma surpresa!" - pensando que era mesmo assim. E ouço logo a seguir ,  a Leonor dizer - " Já sei, é o arroz doce, a Sofia disse-nos!"
Passadas duas semanas ela não se esqueceu - promessa é promessa!

E elas chegaram a casa. Os mimos transformaram-se em comida reconfortante. 
E o cheiro do pão e do arroz doce misturaram-se com os sons dos beijos e dos abraços...



Arroz Doce (com leite creme) 

(8 pessoas)

Ingredientes


1 carteira de leite creme do Pingo Doce (isento de glúten)
1 lt de leite
250 gr  de arroz carolino
3 dl de água
200gr de açucar
1 casaca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
canela em pó q. b.

Começa por fazer o arroz carolino na água a ferver com um o sal
Quando retomar a fervura, cozer por cinco minutos. Junte metade do leite quente, a casca do limão e o pau de canela e coza por mais doze minutos.
Adicione depois o açúcar e o leite creme desfeito no restante leite frio.
Deixe ferver por um ou dois minutos e está feito!

Retire e sirva com a canela em pó conforme o gosto.

Desfrutem e divirtam-se!!

3 comentários:

  1. Tem Versão sem glúten e sem lactose?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá fazer a receita mais tradicional de arroz doce mas com leite sem lactose e ovos ou poderá experimentar esta trocando o leite creme por um pudim (sem lactose) se existir..

      Eliminar
  2. Penso que basta substituir o leite comum por leite sem Lactose, e pronto o arroz doce vai ficar uma delicia. Leite sem Lactose à venda nos grande supermecados e também no Lidl.

    ResponderEliminar